Oficinas para professores do ensino médio

Equipe:

Lisbeth Cordani, Doris Fontes, Vera Tomazella e Katiane Conceição.

Período de desenvolvimento:

Curto Prazo (6 meses). De julho a agosto revisão e melhoria do material existente. De setembro a dezembro, divulgação nos estados;


Necessidades/justificativas:

Os professores de matemática são nossos principais aliados na divulgação da Estatística no ensino médio e precisam ser estimulados a trabalhar com a Estatística.
Foco das ações (em termos de localização das mesmas):

A) Sistematizar uma oficina para professores do ensino médio em reuniões da ABE como SINAPE (já acontecem desde 2004), Escolas de Regressão e Reuniões Regionais. Deixar obrigatória no SINAPE e opcional nas reuniões regionais – lembrando que as regionais poderiam sempre contatar as correspondentes secretarias de educação do município o que também daria visibilidade para a área. Delinear os procedimentos necessários como quais os canais (secretarias) a serem contatados e criar um manual sobre como fazer e quem contatar para fazer a abordagem dos professores.

 

 

 


 

 

B) Expandir este treinamento para o máximo de departamentos de Estatística do Brasil. A partir dos contatos dos departamentos de Estatística, elaborar uma "carta proposta" a ser enviada aos chefes. Enviar também aos departamentos de Matemática, pois alunos de Licenciatura em Matemática também podem ser um público alvo. O contato desse pessoal com "outro olhar" para o ensino da Estatística antes de virarem professores do ensino médio ou fundamental atende aos propósitos, pois teoricamente teríamos professores mais conscientes da importância da Estatística no ensino pré universitário;

C) Preparação e impressão de material a serem levados às universidades interessadas, ou enviados pelos Correios quando se usar vídeo-conferência. A contrapartida é que essas universidades se comprometam a replicar a atividade após um contato com a secretaria de educação de seu estado e município. Para uniformizar o material a ser utilizado, já existe uma publicação do IMEUSP que reproduz as apostilas usadas pela Lisbeth cujo conteúdo foi doado ao Centro Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática do IME USP que revende ao preço de 10 reais por exemplar. Também é necessário um treinamento das pessoas nas universidades que elas visitarem, para que os professores das IFEs possam propiciar um efeito multiplicador deste trabalho em seus estados.

 

Resultados esperados:

Capacitar professores do ensino básico com as noções básicas de estatística, para que os alunos que entrem na universidade já tenham tido contato com este material previamente.

 

Material disponível

 

  • Oficina "Estatística para todos"

  • Roteiro no R para Oficina Estatística para todos