ECO DOS NÚMEROS

Equipe:

Francisco Louzada, Anderson Ara, Adriano K. Suzuki, Jorge Luis Bazán, Katiane S. Conceição,
Mariana Curi, Alexandre Maiorano, Diego Mello, Arthur Azevedo, Samuel Veríssimo Portela Mendes e professores do Ensino Médio.


Período de desenvolvimento:

Médio Prazo (12 meses);


Necessidades/justificativas:

“Eco dos Números” faz alusão direta, de forma poética, à necessidade eminente de se “ecoar” as ciências matemática e estatística, de forma a produzir disseminação positiva relativa às essas ciências na comunidade, em particular para este módulo, nos alunos do ensino médio.
Consequentemente, por meio desta estrutura de disseminação do conhecimento da ciência estatística, esperamos observar um crescimento imediato da relação candidato/vaga relativo ao Bacharelado em Estatística, e, em médio prazo, uma redução da evasão deste curso, uma vez que teremos alunos de primeira opção, motivados e conhecedores da estatística, advindos de um processo seletivo mais elevado.


O presente projeto é integrado a ação que disseminação da ciência estatística deflagrada pelo Grupo de Estatística (SME-ICMC), por meio do treinamento “Estatística em Sala de Aula: Vamos Começar?”, o qual foi ministrado no ICMC em maio de 2014 para professores do ensino médio, sendo que o objetivo foi propiciar aos participantes a aquisição de conhecimento didático, de tal sorte que os mesmos pudessem promover a disseminação do conhecimento estatístico aos seus alunos.
De forma direta, o presente projeto intensifica essa ação de disseminação, dando ao professor do ensino médio, bem como aos seus alunos a percepção prática da necessidade cotidiana da estatística, como também, mostra a importância de se ter uma visão analítica dos fenômenos presentes no nosso dia-a-dia.

Resultados esperados:

  • Atingir um grande público de alunos do ensino médio pela elaboração do Módulo de atividades para uso por alunos de ensino médio serão propostas como material didático permanente do Centro de Divulgação da USP;
  • Fazer uma sistematização da experiência para sua divulgação nos meios de comunicação, em eventos e periódicos da área de Ensino de Estatística.
  • Observar um crescimento imediato da relação candidato/vaga relativo ao Bacharelado em Estatística, e em médio prazo, uma redução da evasão deste curso, uma vez que teremos alunos de primeira opção, motivados e conhecedores da estatística, advindos de um processo seletivo mais elevado.

 

 

Material disponível

 

  • PORTAL SHINY ESTATÍSTICA! - MÓDULO ESTATÍSTICA DESCRITIVA

  • PORTAL SHINY ESTATÍSTICA! - MÓDULO PROBABILIDADE

  • PORTAL SHINY ESTATÍSTICA! - MÓDULO INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

  • PORTAL SHINY ESTATÍSTICA! - MÓDULO REGRESSÃO LINEAR