ESTATÍSTICA VAI A ESCOLA

Coordenador do Subprojeto e Equipe:

Francisco Louzada (Coordenador), Adriano K. Suzuki, Anderson Ara, Pedro Ramos.


Período de desenvolvimento:

Médio Prazo (12 meses);


Necessidades/justificativas:

Através da realização de palestras nas escolas de Ensino Básico e Secundário, o projeto visa a promoção da Estatística junto dos alunos, contribuindo para o "entusiasmo" pela Estatística, tanto dos mais novos como dos que se aproximam da decisão do curso/via profissional a seguir. A ideia é colocar os alunos em contacto com uma estatística aplicada e apelativa, pela voz de quem a pratica no terreno.

Este conjunto de palestras vai decorrer ao longo do ano em paralelo com a exposição Explorística.


Resultados esperados:

  • Criar meios rápidos para a realização de palestras gerais de divulgação da Estatística para alunos do Ensino Médio.
  • Realizar cadastro de escolas, a nível nacional, que desejem a realização das palestras.
  • Observar um crescimento imediato da relação candidato/vaga relativo ao Bacharelado em Estatística, e em médio prazo, uma redução da evasão deste curso.

Material disponível

  • ESTATÍSTICA E ESPORTE: Uma Jogada celestial!


O Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), do qual faz parte o pesquisador Francisco Lousada, coordenador de Transferência de Tecnologia do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) realizou no dia 11/05/16 uma apresentação para alunos do Ensino Médio que participam do Clube de Descobertas Matemáticas. O Clube é um dos projetos criados pela Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP.